sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Firefox: Reduzindo Travamentos



No presente momento alguns fatores tem causado problemas aos usuários do Firefox e gerado travamentos e instabilidades nesse browser. E nem sempre por culpa do próprio Firefox. Alguns problemas estão relacionados a softwares de terceiros, como o Flash e driver gráficos. Esse tópico trata especificamente de algumas dicas para resolver esses problemas.

1 - ==========  Modo Protegido do Flash Player: =============

O 'Modo Protegido' é um tipo de sandbox do Flash no qual o processo roda isolado do sistema. Isso é definido assim para uma maior segurança do sistema operacional. Acontece que o plugin container (plugin-container.exe) do Firefox é a mesma coisa, daí que isso gera vários conflitos, pois fica uma sandbox dentro da outra... uma loucura.

Então, o que se faz é desativar o 'Modo Protegido' do Flash e deixar o isolamento por conta do Plugin Container do Firefox, resolvendo os conflitos. Assim se o Flash travar, o Firefox não é afetado e pode seguir de forma estável.

---

Para desativar o Modo Protegido, feche o Firefox e qualquer outro browser ou processo que esteja usando o Flash. Agora, adicione a seguinte linha ao arquivo mms.cfg:

ProtectedMode=0

Este arquivo (mms.cfg) está localizado em:

Windows 32bit: C:/windows/system32/macromed/flash
Windows 64bit: C:/windows/syswow64/macromed/flash

Se o arquivo mms.cfg não existir, crie um usando qualquer editor de texto puro (por ex. bloco de notas)

PS: Desativar o 'Modo Protegido' não afeta o funcionamento normal do Flash Player.


2 - ============ Aceleração por Hardware =================

Os browsers mais modernos implementam a Aceleração Por Hardware, habilitando o mesmo, a utilizar a GPU de placas gráficas para efeitos avançados, especialmente de HTML5. No entanto em certos driver problemáticos e/ou desatualizados, isso pode gerar travamentos e instabilidades. Nesse caso, e somente nesse caso, é recomendável desabilitar a Aceleração por Hardware.

---

Para desativar a Aceleração por Hardware, vá no menu e escolha:

Opções -> Avançado -> Geral -> Navegação.

Agora desmarque a opção 'Quando disponível usar a aceleração por hardware'. Pressione OK. Reinicie o Firefox e teste se houve melhoria na estabilidade.

Diferente da primeira dica que é mais tranquila e pode ser deixada conforme indicado (Modo Protegido desativado), essa segunda dica necessita de avaliação por parte do usuário. Se não ajudar a resolver as instabilidades e travamentos, sugiro marcar a opção (aceleração por hardware) novamente.

3 - ============== Restaurar o Perfil do Firefox =========

Caso a sua instalação do Firefox seja antiga e você só vem fazendo update sobre update, é possível que seu perfil possa estar corrompido. Nesse caso, para criar um novo perfil e resolver problemas relacionados, a Mozilla criou uma opção para 'Restaurar o Firefox...', assim, ao usar essa opção, o Firefox recria seu perfil, mantendo a maioria das suas configurações, com exceção das Extensões, que você necessitará reinstalar.

Digite na barra de endereços 'about:support' (sem as aspas) para acessar a opção.